segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Prefeitos e reis...

E numa aula empolgadíssima sobre Mesopotâmia, Cidades-Estado, surgimento de reis, etc, um aluno ( não digo o sexo, a cor e muito menos o nome) muito curioso levanta a mão e com "aquela" carinha de que vai fazer uma pergunta cabulosa diz:

_ Tia, ainda existem reis...?

Sem que a criança terminasse seu raciocínio outro se adianta e diz:

_Claro! Na Inglaterra!!

Antes que eu pudesse dizer que outros países mantinham uma monarquia, o mesmo aluno, o primeiro da pergunta nem tão cabulosa termina seu pensamento:

_Mas tia ainda existem reis.... em Suzano?????

E meus pensamentos voaram por um instante - pensando que sim!! Enquanto meu semblante, imóvel, fitava aquela criança tão inocente, já num 6ºano, com currículo suficiente para saber que não vivemos numa Cidade-Estado como na antiga Mesopotâmia. Então depois de respirar fundo por segundos que pareceram horas, passei os olhos pela classe - aquele giro em câmera lenta - que anseava por minha resposta e disse como que respondendo à uma questão muito difícil:

_ Não querido Fulano, aqui em Suzano não.

Houve como que um suspiro coletivo na classe. Virei-me com um largo sorriso e continuei:

_ Vamos falar agora sobre as camadas sociais da Mesopotâmia!

***********************************************

Agora, como um bom suzanense, ou seja lá qual for a sua cidade pois elas só mudam ( na maioria e não generalizando) de posição geográfica, tente entender o meu sim!! Existem reis sim!!!
Pense e me diga, no fundo, beemmm no fuundo... Com toda a sinceridade... existem ou não existem figuras em nossas cidades que se acham reis, que tornam a câmara municipal em zigurates, suas casas em palácios (com os "excedentes agrícolas pagos pelo povo"), que tomam a posição de sacerdotes (quando oferecem dinheiro à pastores, padres e diversos líderes religiosos), quando se preocupam em construir obras públicas apenas em épocas de "transição", enfim, existem ou não reis em nossas cidades??
É... um aluno desse nem sabe a dimensão de sua pergunta...

0 Auto Imagens:

Postar um comentário