Houve um tempo em minha vida que fiz terapia. Sim eu fiz terapia!!
***********
Apesar de muitos cristãos serem contra, eu acredito que a terapia é um dos muitos instrumentos que Deus pode usar na vida de uma pessoa para tratá-la, aliás toda a ciência, se ela existe, Deus a fez existir, seja pelas mãos de quem for e Ele pode usá-la como bem achar melhor.
*************
Bom, destes tempos de terapia, lembro dos primeiros dias... que desconforto. Imagine que você senta num sofá ( ou deita, eu nunca consegui deitar) e começa a falar... Qualquer coisa que te venha a mente, que você queira por para fora.
*************
Acontece que a pessoa à sua frente dificilmente interage com você. Não é como sua melhor amiga te ouvindo e dando garagalhadas ou te dando broncas por algo que você falou, não. A pessoa apenas ouve, anota, ouve, às vezes faz um "hum" ou então te oferece um lencinho ( para mim várias vezes), o máximo que ela pergunta é: Por quê?
*************
Oras, isso me matava. Por quê??? Por que pergunto eu que estou aqui sentada contando minha vida e ainda pagando por isso, eu vim aqui justamente para descobrir os porques...
*************
Acontece que na terapia não funciona assim. Seu terapeuta não é alguém pago para solucionar problemas, resolver casos amorosos ou simplesmente tirar suas dúvidas. Ele é alguém que sem você perceber, vai fazer como que você, você mesmo chegue às respostas.
**************
Como??? Ah, bem que eu queria saber... Às vezes eu saía furiosa comigo mesma, dizendo: Eu sou mesmo burra. Precisei vir até aqui para entender isso?
Talvez só o fato de colocar para fora nos faça analisar melhor a situação como se ela fizesse parte de um cenário que não é o nosso. Ou talvez seja por algum método freydiano que eu desconheço. Seja como for, você chega às respostas e descobre coisas sobre você mesma que te fazem pasmar! Você vê formas de mudar uma situação, entende como seu passado interfere no seu hoje e consegue lidar com o presente de forma saudável.
**************
Mas, sempre, sempre que eu ia à terapia minha mãe dizia: Jesus é o melhor psicólogo que existe!!!
Hoje eu lembrei disso durante o culto.
Os últimos cultos tem sido arrebatadores, mas doloridos, como um tratar mesmo. Um tratar interior.
É como sentar no sofá e olhar o terapeuta ( que muitas vezes eu não conseguia encarar, sabe Deus porque). Sentar na cadeira na igreja nos últimos dias, tem sido sentar no consultório de um psicólogo.
Após a palavra é a hora do tratar... Daí meu querido segura a bronca porque o tratamento vai fundo, mexe na alma, penetra o mais fundo do coração, sonda os sentimentos e mostra ali na sua cara o que tem que ser mudado. além disso haja lencinhos ( fico abismada o quanto eu sou capaz de produzir lágrimas!!)
Em outros cultos, a terapia continua, parece que Deus insiste no mesmo assunto. E lá vamos nós de novo, derramando nosso ser em sua presença, nos prostando literalmente aos seus pés, chorando alto nossas dores, decepções, frustrações, carências e sentindo como que um fluir de Sua presença, nos acalmando, alimentando, sarando, renovando, mostrando respostas, saídas, estratégias.
Saímos dali meio atordoados. O que foi que aconteceu?
Visivelmente nada.
Mas por dentro, quando olhamos para nosso interior, ah, ali muita coisa mudou, muitas dores foram tiradas, muitas decepções deixadas para trás, muitas faltas preenchidas.
Eu saía da terapia muitas vezes de óculos escuros para ninguém ver meus olhos inchados de chorar, muitas vezes parava o carro antes de chegar em casa e terminava aquele choro como que numa lavada de alma. E continuava o caminho, mais leve, mais animada, mais feliz.
Assim tem sido na presençao do Senhor e melhor, ele não olha no relógio e diz que a sessão acabou, nem cobra a hora de ministração, pelo contrário, ele me acompanha e continua comigo. Sua voz continua ecoando em meu coração e em cada passo vou vendo suas mudanças.
Sim, minha mãe tem razão: Jesus é o melhor psicólogo que existe!
Dan
lavando a alma e sendo curada
0 Auto Imagens:
Postar um comentário